Dialética entre os sentidos positivo e negativo da dessacralização da arte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2023.215686Palavras-chave:
dialética da arte, perda da aura, dessacralização, mimesis, jogoResumo
Assimilando a visão dialética de Adorno sobre o tema da perda da aura em Benjamin, pensado como uma “tendência evolutiva” da desartificação da arte, mas também como uma tendência a transformar a arte em indústria cultural, quando manejada a-dialeticamente, este artigo pretende analisar as consequências da dessacralização da arte. O objetivo é indicar a contrapartida positiva ligada à perda de autenticidade e valor de culto na arte, levando em conta a presença dos conceitos de “mimesis” e “jogo” na segunda versão de A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica e examinar algumas possíveis consequências desses efeitos dessacralizantes no campo sociopolítico.
Downloads
Referências
Adorno, T.; Horkheimer, M. (1985). Dialética do esclarecimento. Trad. Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Adorno, T. (2011). Teoria Estética. Trad. Artur Mourão. 2ª ed. Lisboa: Ed. 70.
Agamben, G. (2005). Profanations. Paris: Payot et Rivages.
Benjamin, W. (2013). A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Trad. Daniel Pucciarelli. In: Duarte, Rodrigo (org.). O belo autônomo. Belo Horizon-te: Autêntica.
Duarte, R. (2007). “A desartificação da arte segundo Adorno: antecedentes e res-sonâncias”. Artefilosofia, n. 2, jan., Ouro Preto.
Freud. S. (1987). “Escritores criativos e devaneios”. In: Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. XXI, 2a Edição. Rio de Ja-neiro: Imago.
Hegel, G.W.F (1988). Fenomenologia do espírito. Trad. Pe. Paulo Menezes. Petró-polis: Vozes.
Rancière, J. (2009). A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34.
Safatle, V. (2008). Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo.
Seligmann-Silva, M. (2013). “A ‘segunda técnica’ em Walter Benjamin: O cinema e o novo mito da caverna”. Prefácio. In: Benjamin, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, p. 23-48.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruno Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.