A Idéia da Universalidade da Ciência e sua Crítica Filosófica e Histórica

Autores

  • Michel Paty Universidade de Paris 7 - Denis Diderot

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.1997.38018

Palavras-chave:

universalidade, relativismo, progresso

Resumo

A idéia da “universalidade da ciência" é objeto, nos debates atuais, de posições muito opostas, que dependem de o ponto de vista ser o de uma “ciência ideal" ou aquele da “produção social das ciências". No primeiro caso, a ciência é concebida como o “núcleo duro” de suas proposições e de seus resultados na época considerada, e sua suposta universalidade ignora os fatores que tornam relativos seus conteúdos de conhecimento e que podem ser tanto de natureza conceitual como social. Inversamente, uma atenção exclusiva com os aspectos sociais da produção dos conhecimentos científicos ignora o caráter objetivo daqueles conteúdos de conhecimento, que tanto tratam dos objetos do pensamento, como aqueles da matemática, quanto dos fenômenos do mundo real, sejam psicobiológicos, sejam humanos e sociais. Essas duas posições extremas, caricaturais e, entretanto, frequentemente encontradas ilustram a ausência ou o desconhecimento de análises interdisciplinares entre a filosofia, a ciência e a história da ciência.

Consideraremos inicialmente alguns elementos das criticas que são feitas à universalidade da ciência, tal como a entendemos hoje, e que provêm da filosofia do conhecimento, sociologia do conhecimento, história da ciência, história e antropologia. Tentaremos, então, estabelecer o problema da universalidade da ciência como uma idéia filosófica intimamente vinculada à ciência e à filosofia, desde sua génese. Através das diferentes etapas da história do pensamento, confrontaremos o enunciado filosófico da universalidade da ciência com a realidade histórica da produção, difusão e assimilação ou apropriação do conhecimento científico concebido segundo suas diferentes dimensões, incluindo suas aplicações e suas ligações com a técnica e a tecnologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michel Paty, Universidade de Paris 7 - Denis Diderot
    Diretor de pesquisa da equipe REHSEIS, UPR 3 I 8. CNRS e professor da Universidade deParis 7 - Denis Diderot

Downloads

Publicado

1997-12-09

Edição

Seção

Nao definda

Como Citar

Paty, M. (1997). A Idéia da Universalidade da Ciência e sua Crítica Filosófica e Histórica. Discurso, 28, 7-60. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.1997.38018