A gênese do paradigma espectral

Autores

  • Antonio Lai Universidade de Paris VIII

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.62951

Palavras-chave:

Paradigma espectral, revoluções científicas, Thomas Kuhn

Resumo

Esse estudo propõe situar o problema da música dita "espectral" (após 1970) no quadro das revoluções múltiplas ocorridas na história da música ocidental de tradição escrita. Para fazê-lo, nos baseamos em uma abordagem metodológica original a partir do modelo das revoluções científicas de Thomas Kuhn. Essa hipótese teórica, desenvolvida pelo autor em vários ensaios, visa explocar a evolução das linguagens por meio da definição kuhniana de progresso científico. Assim, persuadimo-nos que a análise histórica da música espectral poderá mostrar que esta, como a tonalidade e o serialismo, representaram um verdadeiro "paradigma musical" no sentido kuhniano do termo.

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Publicado

2007-12-08

Edição

Seção

Artigos