“O espírito de Mozart pelas mãos de Haydn”: 250 anos de Ludwig van Beethoven

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.021

Palavras-chave:

Beethoven, Música instrumental, Decoro, Gênero musical, Estilo musical

Resumo

Ao celebrar os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven (1770-1827), constata-se que sua obra preserva, intacto, o poder de fascinar seus ouvintes. Sua competência única coincidiu extraordinariamente com um momento histórico em que foram protagonizadas profundas mudanças estéticas, o que lhe permitiu alcançar uma posição fulcral no desenvolvimento da música ocidental. O conde Waldstein, um de seus protetores, declarou em 1792: “você receberá o espírito de Mozart pelas mãos de Haydn” (apud Rosen, 1997, p.19). Beethoven, de fato, empregou os processos herdados de seus mestres, incorporando a eles procedimentos novos e criativos que permitiram à sua música expressar uma gama de emoções muito mais ampla. O presente artigo assinala alguns aspectos musicais que colaboram para a compreensão da rara dimensão alcançada pelo compositor, abordando sua produção no contexto da música instrumental a partir do final do século XVIII.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Monteiro, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo

    Eduardo Monteiro é pianista, diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP (2017-21), onde é professor de piano do Departamento de Música.

  • Mônica Lucas, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo

    Mônica Lucas é musicista e professora do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. É diretora artística do Conjunto de Música Antiga da USP.

Referências

BONDS, M. E. The Beethoven Syndrome. Hearing music as autobirography. New York: Oxford University Press, 2020.

CHIANTORE, L. Beethoven al piano: Improvisación, composición e investigación sonora en sus ejercicios técnicos. Barcelona: Nortesur, 2010.

COOPER, B. The Creation of Beethoven’s 35 Piano Sonatas. Abingdon, Oxon: Routledge, 2017 (Ashgate Historical Keyboard Series).

CROCKER, R. A History of Musical Style. New York: Dover, 1986.

DAHLHAUS, C. Ludwig van Beethoven und seine Zeit. Laaber: Laaber Verlag, 1987.

GINGERICH, J. Ignaz Schuppanzigh and Beethoven’s Late Quartets. The Musical Quarterly, v.93, n.3/4, p.450-513, 2010.

GORDON, S. Beethoven’s 32 Piano Sonatas. A Handbook for Performers. New York: Oxford University Press, 2017.

KINDERMANN, W. The piano music: concertos, sonatas, variations, smallforms In: STANLEY, G. (Ed.) The Cambridge Companion to Beethoven. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

_______. The String Quartets of Beethoven. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 2006.

KOCH, H. C. Musikalisches Lexikon. Kassel [Frankfurt am Main]: Bärenreiter [Hermann der Jünger], 2001 [1802].

KUNZE, S. (Ed.) Ludwig van Beethoven: Die Werke im Spiegel seiner Zeit. Laaber: Laaber Verlag, 1987.

LOCKWOOD, L. Beethoven. The music and the life. New York: Norton, 2003.

MATTHESON, J. M. Der Vollkommene Capellmeister. Kassel [Hamburg]: Bärenreiter [Christian Herold], 1991 [1739].

PIANO Sonata n.17 (B). Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Piano_Sonata_No._17_(Beethoven)>. Acesso em: 20 set. 2020.

RATNER, L. Classic Music. Expression, form and style. New York: Schirmer, 1980.

REICHARDT, J. F. Vertraute Briefe, geschrieben auf einer Reise nach Wien und den oesterreichischen Staaten zu Ende des Jahres 1808 und zu Anfang 1809. Amsterdam: Kunst- und Industrie- Comptoir, 1810 (2v.). Disponível em: <https://reader.digitale-sammlungen.de/de/fs1/object/display/bsb10623219_00005.html>. Acesso em: 11 set. 2020.

ROSEN, C. The Classical Style: Haydn, Mozart, Beethoven. New York: W. W. Norton & Company, 1997.

SOLOMON, M. Beethoven, trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.

SULZE, A. P. Allgemeine Theorie der Schönen Künste. Leipzig: Weidmann, 1771-1774 (2v.). Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=8wYFAAAAYAAJ&printsec=frontcover&hl=de&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q=sonate&f=false>. Acesso em: 21 set. 2020.

STANLEY, G. (Ed.) The Cambridge Companion to Beethoven. Cambridge: Cambridge University Press, 2008 [2001].

THE AUTHENTIC Epithets. Disponível em: <https://www.henle.de/blog/en/2017/06/05/4449/>. Acesso em: 18 set. 2020.

TÜRK, D. G. Clavierschule oder Anweisung zum Clavierspielen führ Lehrer und Lernende. Kassel [Leipzig und Halle]: Bärenreiter [Schwickert], 1997 [1789].

Downloads

Publicado

2020-12-02

Edição

Seção

250 anos de Ludwig van Beethoven (1770-1827)

Como Citar

Monteiro, E., & Lucas, M. (2020). “O espírito de Mozart pelas mãos de Haydn”: 250 anos de Ludwig van Beethoven. Estudos Avançados, 34(100), 341-368. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.021