O efeito do perfil do diretor escolar sobre a proficiência dos alunos no estado de Minas Gerais

Autores

  • Bianca Vieira Benedicto Universidade de Aveiro, Portugal.
  • Evandro Camargos Teixeira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea132906

Palavras-chave:

perfil dos diretores, modelo hierárquico, rendimento escolar

Resumo

Diversas pesquisas abordam os determinantes do rendimento escolar, no entanto pouco se discute na literatura quanto ao efeito do perfil do diretor sobre o aprendizado dos alunos. Nesse sentido, este trabalho utiliza o modelo hierárquico de regressão com o objetivo de avaliar o impacto que as características pessoais e gerenciais dos diretores apresentam sobre a proficiência dos alunos do terceiro ano do ensino médio do estado de Minas Gerais em 2017. Verifica-se que o perfil dos diretores se relaciona positivamente ao desempenho escolar, o que sugere maior investimento em programas de educação continuada voltados a eles.

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Biografia do Autor

  • Bianca Vieira Benedicto, Universidade de Aveiro, Portugal.

    Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil (2017). Doutoranda em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade de Aveiro, Portugal.

  • Evandro Camargos Teixeira, Universidade Federal de Viçosa

    Doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Brasil (2011).
    Professor Associado I da Universidade Federal de Viçosa , Brasil.

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Publicado

2020-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O efeito do perfil do diretor escolar sobre a proficiência dos alunos no estado de Minas Gerais. (2020). Economia Aplicada, 24(1), 5-28. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea132906