Fatores estruturais e desempenho industrial: as regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil em camparação

Autores

  • Antonio Lisboa T. da Rosa Autor

Palavras-chave:

industrialização regional, desempenho industrial, tecnologia e convergência

Resumo

Neste trabalho o autor analisa, comparativamente, a indústria das principais regiões brasileiras, por meio da estimativa de uma função excedente, permitindo-se identificar particularidades estruturais regionais, alem de serem fomecidos
elementos explicativos sobre o diferencial de desempenho. Suas conclusões apontam para
uma tendência a convergência regional da produtividade e dos salários, e um melhor desempenho do Sul e do Nordeste, tendência esta associada a tecnologia, a escala de produçao e as economias de aglomeração. No entanto, a recente reestruturagao da indústria brasileira, tendo em vista tomar-se mais competitiva em nível intemacional, vem dando sinais de uma possível reconcentração espacial, com retomo a divergência dos indicadores econõmicos em questao.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AZZONI, Carlos R. Industrialização e reversão da polarização no Brasil São Paulo: IPEAJSP, 1986.

CONSIDERA, C. M. Estrutura e evolução dos lucros e dos salários na indústria de transformação. Pesquisa e Planejamento Econõmico, v. 10, n. 1, p. 117-68, abril 1980.

CUNHA, P. V. & BONELLI, R. Estrutura de salários industriais no Brasil: um estudo sobre a distribuição de salários médios em 1970. Pesquisa e Planejamento Econõmico, v. 8, n, 1, p. 117-68, abril 1978.

DINIZ, Clelio Campolina & LEMOS, Mauricio Borges. Dinâmica regional e suas perspectivas no Brasil. In IPEA-IPLAN (1990), Para a década de 90: prioridades e perspectivas de políticas públicas. Brasília: IPEA-IPLAN, 1990, p. 161-99.

DINIZ, Clelio Campolina. Dinâmica regional da indústria no Brasil: inkio dedesconcentração, risco de reconcentração. Tese ao concurso de professor titular, apresentada ao Departamento de Ciencias Econômicas da Faculdade de Ciências

Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, 1991.

EKERMANr R. & MAGALHAES, Uriel. Salários médios e salários pessoais no setor industrial: um estudo de diferenciação salarial entre firma e entre individuos. Rio de Janeiro: PNPE, 1984; série facsimile N. 14.

GUIMARAES NETO, L. Introduçãoo da formação econõmica do nordeste. Recife: Massangana, 1989.

LABINI, P. S. Oligopólio e progresso técnico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.

LANZANA, A. Evaristo T. Diferenciais de salários na economia brasileira: uma análise do período 1963-83. Sao Paulo: IPE/USP, 1987.

RIZZIERI, Juarez. Desenvolvimento econõmico e urbanização: produtividade das cidades e custos de serviços públicos por ordem de tamanho urbano. Sao Paulo: IPE/USP, 1982.

RIZZIERI, J. & FAVA, V. Produtividade e salários por tamanho urbano. In: AZZONI, C.R. (org.), Onde produzir? Aplicações da teoria da localização no Brasil. Sao Paulo: IPE/USP, 1985.

ROSA, Antonio Lisboa T. da. Formação e diferenciações intersetoriais e liter-regionais da produtividade, dos salários e do excedente: o caso da indústria nordestina no contexto nacional. Recife; Universidade Federal de Pernambuco (CDE/PIMES), 1992 (Tese de Doutorado).

SAVEDOFF, William D. Wage dynamics in urban Brazil : evidence of regional segmentation or national markets? Revista de Econ. n.2, p. 161-84, nov. 1991.

SCHUMPETER, J. A teoria do desenvolvimento econõmico. Sao Paulo: Nova Cultural, 1988 (Coleção os Economistas).

SILVA, Jose Claudio Ferreira da. Os salários na industria brasileira: um estudo sobre

diferenciação. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 13, n. 3, p. 763-804, dez 1983.

SOUZA, Ademir & ARAUJO, Patricio.O complexo petroquímico de Camaçari e o emprego urbano, In: JATOBÁ J. & IRMAO, J. F. (orgs.), Estado, industrialização e mercado de trabalho. Recife: UFPE/PIMES, 1986, p.31-121.

SOUZA, Ademir & Araújo, Patrício. STEINDL, J. Maturidade e estagnação no capitalismo americano. São Paulo; Abril

Cultural, 1983. (Coleção os Economistas).

VIEIRA, Claudio Afonso. Urbanização e custo de reprodução da força de trabalho. São Paulo: IPE/USP, 1984.

Downloads

Publicado

01-09-1995

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Rosa, A. L. T. da. (1995). Fatores estruturais e desempenho industrial: as regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil em camparação. Estudos Econômicos (São Paulo), 25(3), 389-414. https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/160776