Overeducation e undereducation no Brasil: incidência e retornos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-41612008000300001Palavras-chave:
sobreeducação, subeducação, economia da educação, BrasilResumo
Nos países desenvolvidos, a literatura acerca da sobreeducação encontra-se em expansão. Há vários autores preocupados com a existência de diferenças entre os requisitos educacionais das ocupações e a escolaridade possuída pelos indivíduos e os seus efeitos. O objetivo deste artigo é acrescentar evidências a essa literatura, avaliando a incidência e os retornos da sobreeducação e da subeducação no Brasil, nas Grandes Regiões e no Estado de São Paulo. Também foram analisadas as diferenças por gênero e por grande grupo ocupacional. Foram utilizados dados do Censo de 2000 e da Classificação Brasileira das Ocupações de 2002. Entre as regiões, os níveis de adequação oscilaram entre 25% e 31% e os de sobreeducação entre 14% e 19%. A região Sudeste apresentou a maior taxa de adequação e a região Sul a maior taxa de sobreeducação. O Nordeste apresentou a mais alta subeducação, sendo que quase 60% dos trabalhadores encontravam-se nesta condição. Relativamente aos retornos, a comparação entre os resultados de homens e mulheres evidenciou que o retorno de ser sobreeducada era de 13,9%, enquanto o de ser sobreeducado era de 12,1%. Verificamos, também, no caso dos homens, que o retorno da sobreeducação é maior nas regiões Centro-Oeste (12,7%) e Sudeste (12,4%). No caso das mulheres, constatamos que as duas regiões de maior dinamismo econômico - Sudeste e Sul - apresentaram menores retornos da sobreeducação (13,6% e 12,1%, respectivamente).Downloads
Referências
BRASIL. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo, 2000.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Classificação Brasileira das Ocupações de 2002 (livros 1 e 2), 2002.
BÜCHEL, F.; MERTENS, A. Overeducation, undereducation, and the theory of career mobility. Applied Economics, v. 36, n. 8, p. 803-816, 2004.
DUNCAN, G.; HOFFMAN, S.D. The incidence and wage effects of overeducation. Economics of Education Review, v. 1, n. 1, p. 75-86, 1981.
FERREIRA, S.G. The provision of education and its impacts on College Premium in Brazil. Revista Brasileira de Economia, v. 58, n. 2, p. 211-233, 2004.
FUVEST. Manual do Candidato, 2000.
Green , F.; Mcintosh , S.; Vignoles , A. The utilization of education and skills: evidence from Britain. Manchester School, v. 70 n.6, p. 792-811, 2002.
GROOT, W.; MAASSEN VAN DEN BRINK, H. Overeducation in the labor market: a meta-analysis. Economics of Education Review, v. 19, n. 2, p. 149-158, 2000.
HARTOG, J. Over-education and earnings: where are we, where should we go? Economics of Education Review, v. 19, n. 2, p. 131-147, 2000.
MCGUINNESS, S. Overeducation in the Labour Market. Journal of Economic Surveys, v. 20, n. 3, p. 387-418, 2006.
MCGUINNESS, S; Bennett , J. Overeducation in the graduate labour market: a quantile regression approach. Economics of Education Review, 2006. In press.
MINCER, J. Schooling, experience, and wages. New York: National Bureau of Economic Research, 1974.
QUINN, M.A.; RUBB, S. Mexico’s labor market: the importance of education-occupation matching on wages and productivity in developing countries. Economics of Education Review, v. 25, n. 2, p. 147-156, 2006.
RUBB, S. Overeducaton in the labour market: a comment and re-analysis of a meta-analysis. Economics of Education Review, v. 22, n. 6, p. 621–629, 2003.
RUBB, S. Overeducation, undereducation, and the theory of career mobility: a comment and a note on underemployment. Applied Economics Letters, v. 12, n. 2, p. 115-118, 2005.
RUMBERGER, R.W. The impact of surplus schooling on productivity and earnings. Journal of Human Resources, v. 22, n. 1, p. 24-50, 1987.
SANTOS, A.M. Overeducation no mercado de trabalho brasileiro. Revista Brasileira de Economia de Empresas, v. 2, n. 2, p. 1-22, 2002.
SCHWARTZMAN, S. Equity, quality and relevance in higher education in Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 76, n. 1, p. 173-188, 2004.
SICHERMAN, N. Overeducation in the labor market. Journal of Labor Economics,
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Maria Dolores Montoya Diaz, Luciano Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.
O detentor dos direitos autorais da revista é o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo.