Condicionantes macroeconômicos e regulatórios da determinação da capacidade produtiva: estudo de caso do setor aéreo

Autores

  • Humberto Filipe de Andrade Januário Bettini Instituto de Economia da Unicamp Autor
  • Alessandro Vinícius Marques de Oliveira Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Núcleo de Economia dos Transportes, Antitruste e Regulação Autor

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000100006

Palavras-chave:

Transporte aéreo, dimensionamento da capacidade, regulação econômica

Resumo

Este trabalho objetiva identificar fatores macroeconômicos, regulatórios e concorrenciais que afetam a decisão de empresas quanto ao dimensionamento de sua capacidade produtiva. Foi desenvolvido um estudo de caso do transporte aéreo - aproveitando de uma especificidade do setor - que requer a tomada de decisão quanto à capacidade em cada submercado (par de aeroportos) operado. Buscou-se identificar o processo decisório das firmas utilizando-se um painel de dados tridimensional desagregado ao nível da empresa-mercado-tempo. Resultados finais mostraram que: 1. agregados macroeconômicos, como o PIB e a taxa de câmbio, têm impacto estatisticamente significante na formação da capacidade; 2. as medidas advindas do período da quase-desregulamentação do setor, a partir de 2001, tiveram pouco impacto sobre a capacidade, medida pela oferta de assentos; e, por fim, 3. a associação estabelecida entre as duas maiores empresas do setor, em 2003, teve impactos relevantes, ilustrando o fato de que maior dominância afeta a tomada de decisão quanto à oferta, e requer, assim, maior acompanhamento antitruste.

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Publicado

31-03-2009

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Bettini, H. F. de A. J., & Oliveira, A. V. M. de. (2009). Condicionantes macroeconômicos e regulatórios da determinação da capacidade produtiva: estudo de caso do setor aéreo . Estudos Econômicos (São Paulo), 39(1), 161-183. https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000100006