Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças: análise dos principais rankings oficiais brasileiros

Autores

  • Eduardo de Carvalho Andrade Insper Instituto de Ensino e Pesquisa Autor

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-41612011000200005

Palavras-chave:

rankings, valor adicionado, comportamento oportunístico

Resumo

Este trabalho classifica os diferentes tipos existentes de rankings na educação, bem como aponta problemas encontrados e apresenta contribuições para resolução dos mesmos. Sobre os principais rankings oficiais brasileiros conclui-se que: (i) O MEC tem uma política distinta para o ranking no Ensino Superior vis-à-vis ao do Ensino Médio - no primeiro ele estima o valor adicionado e preocupa-se em inibir comportamentos oportunísticos; (ii) foco nos resultados do Enem/Enade pode levar a um alvo diferente da qualidade da educação; (iii) a escolha ad hoc dos pesos componentes do ranking da graduação torna questionável a sua utilização; (iv) é importante o fornecimento dos intervalos de confiança dos valores adicionados estimados.

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Publicado

30-06-2011

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Andrade, E. de C. (2011). Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças: análise dos principais rankings oficiais brasileiros. Estudos Econômicos (São Paulo), 41(2), 323-343. https://doi.org/10.1590/S0101-41612011000200005