Competição em preços entre corretores de seguros de automóveis

Autores

  • Bruno Cesar Aurichio Ledo Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-41612011000400003

Palavras-chave:

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Resumo

O preço final em um contrato de seguro de automóvel não depende apenas da seguradora, mas também do corretor de seguros. Sendo assim, o corretor é capaz de alterar o mecanismo desenhado inicialmente pela seguradora, distorcendo a alocação do risco entre as partes. Este artigo adapta o modelo de Stahl (1989) ao mercado de seguros de automóveis com o objetivo de explicar o comportamento estratégico dos corretores. O modelo prevê que o valor esperado da taxa de comissão escolhida pelo corretor seja função decrescente do prêmio requerido pela seguradora. Esta previsão foi testada e confirmada empiricamente, utilizando dados sobre vendas de apólices no mercado brasileiro. Na prática, este artigo contribui para que as seguradoras tenham maior controle sobre o prêmio final do seguro, o que torna a alocação do risco mais eficiente neste mercado.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Não definida