Da fabricação das escolhas escolares aos recursos informativos de suporte: o discurso adolescente em análise

Autores

  • Maria Manuel Vieira Universidade de Lisboa; Instituto de Ciências Sociais
  • Maria Benedita Portugal e Melo Universidade de Lisboa; Instituto de Educação
  • Lia Pappámikail Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1517-9702201605142200

Resumo

No âmbito de um projeto, já concluído, sobre escolhas vocacionais realizadas pelos alunos à entrada do ensino secundário em Portugal, um dado mereceu a nossa particular atenção: a renúncia da influência, ou seja, a crença de que a escolha efetuada foi liberta de qualquer tipo de influência evidenciou-se como valor comum partilhado por todos os jovens inquiridos. Com base em dados, quantitativos (inquérito por questionário a 1793 alunos do ensino secundário) e qualitativos (24 entrevistas individuais semidiretivas a alunos do mesmo nível de ensino), recolhidos no âmbito do citado projeto, este artigo procura (re)situar a negação das influências externas no processo de definição do percurso escolar no quadro dos processos de construção de si na adolescência. Faremos isso confrontando a autonomia reivindicada pelos adolescentes com as fontes de influência que participam e suportam essa mesma escolha. Assim, identificar-se-ão ao longo do artigo quem são os interlocutores dos alunos no processo de (re)definição das suas vocações, a que suportes informativos recorrem para apoiar as suas escolhas e que grau de importância atribuem a estas fontes de informação. O conjunto dos dados apresentados permite melhor compreender a complexidade inerente aos processos de individuação na adolescência, ao enquadrar os legítimos discursos de afirmação de si na densa teia de relações sociais em que têm lugar, destacando o papel diferenciado desempenhado pelo mundo escolar, pela família e pela mídia.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Da fabricação das escolhas escolares aos recursos informativos de suporte: o discurso adolescente em análise . (2016). Educação E Pesquisa, 42(4), 1015-1029. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201605142200