Relação com o saber: um estudo com universitários ingressantes em uma instituição privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214213

Palavras-chave:

Relação com o saber, Educação Superior Privada, Acadêmicos bolsistas

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação que buscou compreender a relação com o saber acadêmico de estudantes universitários de uma instituição privada de educação superior. O campo da pesquisa foi o Centro Universitário AGES (UniAGES) localizado no estado da Bahia. Os sujeitos da pesquisa foram 170 estudantes de primeiro e segundo período que ingressaram na educação superior mediante o auxílio de programas governamentais, tais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) e mesmo o implementado pela Instituição, o Programa de Acolhimento (ProVIDA). A coleta de dados foi realizada a partir do balanço de saber, instrumento proposto por Bernard Charlot que consiste no processo da produção de um texto a respeito das aprendizagens do sujeito. Primeiramente, o artigo apresenta os eixos teóricos, seguidos da análise das aprendizagens evocadas pelos estudantes, após é discutido com quem os estudantes dizem ter aprendido, a preponderância das aprendizagens intelectuais e acadêmicas e, por fim, os projetos que elaboram para o futuro. Conclui-se que a relação com o saber dos sujeitos da pesquisa está ligada à valorização das aprendizagens intelectuais e acadêmicas como promessa de uma vida melhor. Trata-se do elemento de mobilização para entrar na universidade e, por almejarem a inserção no mercado de trabalho em uma sociedade especializada, não é incomum a preponderância apresentada para o tipo de aprendizado indicado com veemência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2021-06-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Relação com o saber: um estudo com universitários ingressantes em uma instituição privada. (2021). Educação E Pesquisa, 46, e214213. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214213