Uma escola exigente: estratégias de escolarização em instituições Waldorf

Autores

  • Tsamiyah Levi Universidade Estadual de Campinas
  • Ernesto Seidl Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349258607

Palavras-chave:

Estratégias de escolarização, Escolha do estabelecimento de ensino, Mobilização familiar, Relação escola-família, Escola Waldorf

Resumo

Este artigo discute as estratégias de escolarização de grupos familiares culturalmente privilegiados com base na análise dos processos de escolha da escola para a prole. A pesquisa de campo foi realizada em Florianópolis/SC entre 2017 e 2019. O material mobilizado consistiu de 14 entrevistas com mães e pais que têm seus filhos matriculados em uma das sete escolas investigadas, além de oito entrevistas com professoras das instituições e a observação participante de um conjunto de 15 eventos escolares. O objetivo central foi estudar a relação entre os condicionantes sociais e culturais das famílias e as formas de escolarização dos filhos, tomando instituições Waldorf como terreno empírico. As principais conclusões apontam para a importância do capital social familiar ao longo do processo de escolha escolar, assim como de disposições compatíveis com as prescrições da Pedagogia Waldorf, com destaque a um altíssimo investimento de tempo e de energia na escolarização dos filhos e em interações com a instituição.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Uma escola exigente: estratégias de escolarização em instituições Waldorf. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e258607. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349258607