Educação básica na pandemia de Covid-19: críticas ao ensino remoto

Autores

  • Celso Francisco Tondin Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Deborah Rosária Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elenice Procópio Araújo Faculdade Anhanguera
  • Marielle Costa Silva Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais
  • Stela Maris Bretas Souza Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais
  • Welligton Magno da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Deruchette Danire Henriques Magalhães Faculdade de Medicina de Itajubá
  • Aline Campolina Andrade Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)
  • Fernanda de Cássia Oscar Otaciano Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (Uniptan)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264928por

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino remoto, Covid-19, Pandemia

Resumo

O ensino remoto possibilitou o isolamento social de estudantes e profissionais da educação durante a pandemia de Covid-19, mas foi permeado de críticas de diversos setores da sociedade brasileira, entre os quais instituições da educação e de psicologia. Diante da carência de discussão acadêmica sobre o fenômeno, este trabalho objetiva identificar e analisar críticas de entidades dessas duas áreas ao ensino remoto na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, cujo corpus é constituído de 34 documentos, publicados entre 11 de março e 11 de maio de 2020 por seis entidades. A análise de conteúdo extraiu 143 trechos (recortes), que foram organizados em cinco categorias. Os resultados evidenciam no ensino remoto aspectos prejudiciais ao processo de ensino-aprendizagem: acesso limitado ou inexistente de alunas(os) e suas famílias aos recursos tecnológicos; precarização do trabalho das(os) profissionais; violação do direito à educação; mercantilização da educação; e esvaziamento da função social da escola. O ensino remoto foi desenvolvido de maneira aligeirada e descontextualizada, desconsiderando marcadores socioeconômicos e raciais, e promoveu a intensificação do trabalho docente e o recrudescimento das desigualdades educacionais, que se mostraram estratégias políticas e técnicas de governo. Numa conjuntura de ultraliberalismo obscurantista, são intensificados os ataques à escola pública, não sem resistência popular, democrática e libertária. Essa disputa se estende e se atualiza no contexto pandêmico. As manifestações das instituições evidenciam isso. Se todas elas apresentam elementos críticos, estes não são homogêneos e pautados nos mesmos interesses, que se ocupam ou do mercado ou dos direitos constitucionais das(os) alunas(os), suas famílias e profissionais.

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Publicado

2024-04-15

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19

Como Citar

Educação básica na pandemia de Covid-19: críticas ao ensino remoto. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e264928. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264928por