O Senhor Director: fragmentos de uma história de actores e práticas escolares em Portugal

Autores

  • Luís Miguel Carvalho Universidade Técnica de Lisboa; Faculdade de Motricidade Humana

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022000000200003

Palavras-chave:

Administração escolar, Quotidiano escolar, Sistema educacional português

Resumo

Este artigo procura analisar a trajectória das orientações e das práticas de administração de um director de uma escola portuguesa, entre meados de 1950 e de 1970. Por meio dela igualmente se pretende aumentar a compreensão de um conjunto de circunstâncias, processos e significados que marcaram, nesse período, a própria trajectória do sistema educativo escolar em Portugal, particularmente a que diz respeito ao alargamento da escolaridade obrigatória e à unificação dos estudos pós-primários. O texto articula seis fragmentos de uma investigação de maior escala que tomou a forma de um estudo de caso histórico-organizacional, e na qual se concretizou a história de um grupo de professores de uma disciplina escolar. As narrativas que se apresentam resultam do recurso a fontes de evidência orais (entrevistas) e escritas (documentos oficiais, imprensa pedagógica, documentos pessoais de professores, documentos do arquivo do estabelecimento escolar). Os fragmentos que aqui se apresentam e que ganham unidade em torno da figura do director resultam também do uso de matrizes micropolíticas para a análise do quotidiano escolar, razão pela qual neles se enfatizam fenómenos ligados quer à coordenação quer à disputa ao redor de interesses ideológicos e materiais, bem como às estratégias empregues na ampliação ou defesa de margens de autonomia no controlo do trabalho de administração de estabelecimentos escolares. Sobressaem, por isso, os processos que guindaram uma escola e um director ao estatuto de singulares e modelos, no âmbito da rede escolar portuguesa de então.

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Publicado

2000-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Senhor Director: fragmentos de uma história de actores e práticas escolares em Portugal . (2000). Educação E Pesquisa, 26(2), 31-49. https://doi.org/10.1590/S1517-97022000000200003