Escola, democracia e a construção de personalidades morais

Autores

  • Ulisses F. Araújo Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022000000200007

Palavras-chave:

Moral, Democracia escolar, Personalidade moral

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir as relações entre moralidade, democracia e educação na perspectiva do pensamento complexo, apontando caminhos e propostas para sua efetiva implementação no cotidiano educacional, com a convicção de que esse é um imperativo das novas demandas sociais para a escola contemporânea. Entendendo que um dos objetivos da educação é o da formação ética, o autor propõe ações intencionais para que a escola propicie aos sujeitos da educação os instrumentos necessários à construção de suas competências cognitivas, afetivas, culturais e orgânicas, dando-lhes condições de agir moralmente no mundo. Nesse sentido, são identificados e discutidos sete aspectos da realidade escolar que impedem ou contribuem para a democratização da escola e que devem ser compreendidos a partir do paradigma da complexidade: os conteúdos escolares, a metodologia das aulas, a natureza das relações interpessoais, os valores, a auto-estima e o auto-conhecimento dos membros da comunidade escolar, assim como os processos de gestão escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2000-12-01

Edição

Seção

Em Foco: Ética e Educação

Como Citar

Escola, democracia e a construção de personalidades morais . (2000). Educação E Pesquisa, 26(2), 91-107. https://doi.org/10.1590/S1517-97022000000200007