Escola, democracia e a construção de personalidades morais
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022000000200007Palavras-chave:
Moral, Democracia escolar, Personalidade moralResumo
Este artigo propõe-se a discutir as relações entre moralidade, democracia e educação na perspectiva do pensamento complexo, apontando caminhos e propostas para sua efetiva implementação no cotidiano educacional, com a convicção de que esse é um imperativo das novas demandas sociais para a escola contemporânea. Entendendo que um dos objetivos da educação é o da formação ética, o autor propõe ações intencionais para que a escola propicie aos sujeitos da educação os instrumentos necessários à construção de suas competências cognitivas, afetivas, culturais e orgânicas, dando-lhes condições de agir moralmente no mundo. Nesse sentido, são identificados e discutidos sete aspectos da realidade escolar que impedem ou contribuem para a democratização da escola e que devem ser compreendidos a partir do paradigma da complexidade: os conteúdos escolares, a metodologia das aulas, a natureza das relações interpessoais, os valores, a auto-estima e o auto-conhecimento dos membros da comunidade escolar, assim como os processos de gestão escolar.Downloads
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Publicado
2000-12-01
Edição
Seção
Em Foco: Ética e Educação
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Como Citar
Escola, democracia e a construção de personalidades morais . (2000). Educação E Pesquisa, 26(2), 91-107. https://doi.org/10.1590/S1517-97022000000200007