Dois manuais de história para professores: histórias de sua produção

Autores

  • Kazumi Munakata Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300010

Palavras-chave:

Livro didático, Caldeme, Ensino de História, Produção didática

Resumo

A Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino (Caldeme), instituída por Anísio Teixeira quando este assumiu o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), em 1952, buscou produzir livros didáticos e manuais para professores, entre outros materiais didáticos. Os manuais de História do Brasil e História Geral, para professores, foram encomendados a, respectivamente, Americo Jacobina Lacombe e Carlos Delgado de Carvalho, em 1953. Este artigo acompanha a produção desses manuais, apresentando, na medida do possível, os sujeitos nela envolvidos. Os conflitos e debates são expressos em um momento particular da história educacional e se articulam ao processo de mudanças também da produção historiográfica, podendo-se identificar as relações entre as diferentes esferas de produção didática. A escolha de professores universitários para a composição de obras didáticas situa as clivagens entre produções acadêmicas e as de caráter pedagógico. Nessa perspectiva situam-se as diferenças de projetos universitários perante o problema de formação de professores. Espera-se com isso elucidar aspectos de uma política pública educacional, de âmbito federal, até agora pouco investigada. Além disso, ao acompanhar as discussões suscitadas durante a elaboração desses manuais, procura examinar as concepções sobre história e ensino de história que então se confrontaram, assim como as aproximações e separações entre a produção acadêmica e a escolar.

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Publicado

2004-12-01

Edição

Seção

Em Foco: História, produção e memória do livro didático

Como Citar

Dois manuais de história para professores: histórias de sua produção . (2004). Educação E Pesquisa, 30(3), 513-529. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300010