Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo

Autores

  • Pedro Roberto Jacobi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200007

Palavras-chave:

Educação ambiental, Sociedade de risco, Desenvolvimento sustentável, Interdisciplinaridade

Resumo

A multiplicação dos riscos, em especial os ambientais e tecnológicos de graves conseqüências, é elemento chave para se entender as características, os limites e as transformações da nossa modernidade. É cada vez mais notória a complexidade desse processo de transformação de uma sociedade cada vez mais não só ameaçada, mas diretamente afetada por riscos e agravos socioambientais. Os riscos contemporâneos explicitam os limites e as conseqüências das práticas sociais, trazendo consigo um novo elemento, a "reflexividade". A sociedade, produtora de riscos, torna-se crescentemente reflexiva, o que significa dizer que ela se torna um tema e um problema para si própria. O conceito de risco passa a ocupar um papel estratégico para o entendimento das características, dos limites e das transformações do projeto histórico da modernidade e para reorientar estilos de vida coletivos e individuais. Num contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, isso envolve um conjunto de atores do universo educativo em todos os níveis, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento e a sua capacitação numa perspectiva interdisciplinar. Os educadores têm um papel estratégico e decisivo na inserção da educação ambiental no cotidiano escolar, qualificando os alunos para um posicionamento crítico face à crise socioambiental, tendo como horizonte a transformação de hábitos e práticas sociais e a formação de uma cidadania ambiental que os mobilize para a questão da sustentabilidade no seu significado mais abrangente.

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Publicado

2005-08-01

Edição

Seção

Em Foco: Educação ambiental

Como Citar

Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo . (2005). Educação E Pesquisa, 31(2), 233-250. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200007