Representações de estudantes universitários sobre alunos cotistas: confronto de valores

Autores

  • Maria Suzana De Stefano Menin Universidade Estadual Paulista
  • Alessandra de Morais Shimizu Universidade Estadual Paulista
  • Divino José da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Fabio Lorenzi Cioldi Universidade de Genebra
  • Fabricio Buschini Universidade de Genebra

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000200004

Palavras-chave:

Políticas afirmativas, Cotas na universidade, Valores, Igualdade compensatória

Resumo

A inclusão da política de cotas, nas universidades brasileiras, é recente. Apesar da adesão de várias instituições de ensino, esse tipo de política tem gerado posições contraditórias. Este estudo teve como objetivo investigar quais valores estão mais presentes na avaliação que universitários fazem a respeito de supostos usuários das cotas. Na pesquisa, foram aplicados diferentes tipos de questionários em 403 estudantes de uma universidade pública paulista, os quais objetivaram verificar se suas representações sobre esse tema variavam conforme as possibilidades de ingresso na universidade, a saber: vestibular simples, cursinhos para alunos carentes e cotas e, conforme os públicos-alvo enfocados, negros ou alunos de escolas públicas. Como método de análise, foi utilizado o programa ALCESTE e, como recurso complementar, a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que há uma rejeição às políticas relacionadas às cotas, uma vez que estas foram percebidas como mais ameaçadoras do que aquelas referentes ao vestibular e ao cursinho gratuito. Na grande parte das respostas dadas pelos alunos, fica evidente o conflito de valores: mérito versus igualdade compensatória. O vestibular, baseado apenas no mérito, é representado como o sistema mais justo para ingresso de alunos de escola pública e, principalmente de negros, na universidade. Valores como justiça, igualdade, esforço próprio, sobre os quais a maioria dos universitários respalda suas respostas contrárias às cotas, estão sendo questionados pelas políticas de ação afirmativa, o que indica que enfrentá-los é o grande desafio posto a essas políticas.

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Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Representações de estudantes universitários sobre alunos cotistas: confronto de valores . (2008). Educação E Pesquisa, 34(2), 255-272. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000200004