Análise do processo de exame de grau na pós-graduação stricto sensu

Autores

  • Silvana Pezzi Instituto de Ensino Superior Santo Antonio
  • Andrea Valéria Steil Universidade Federal Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100003

Palavras-chave:

Exame de grau, Mestrado, Doutorado, Pós-graduação, Qualidade

Resumo

O artigo tem por objetivo contribuir para o aprofundamento das discussões acerca da qualidade da pós-graduação stricto sensu no âmbito nacional, a partir de um de seus elementos constituintes: o exame de grau. O exame de grau é discutido de forma teórica, por meio da análise sistematizada de pesquisas nacionais e internacionais relacionadas com o tema. Primeiramente, são discutidos os propósitos de mestrados e doutorados, analisados os objetivos dos exames de grau, investigados os procedimentos e os critérios adotados na avaliação dos exames de grau, apontando seus pontos de vulnerabilidade. A seguir, sistematizam-se e analisam-se as variáveis relacionadas à subjetividade dos elementos decisórios de cada examinador e as influências externas às quais a banca está envolta. Em sua conclusão, ressalta-se o alto nível de heterogeneidade associado ao conhecimento e à percepção dos padrões esperados para a formação de um mestre e um doutor, que influencia sistemicamente no processo de exame de grau. Por fim, os temas sugeridos para a continuação da pesquisa visam buscar maior consistência nos procedimentos de avaliação dos exames de grau e uma avaliação mais equitativa do pós-graduando, contribuindo para a qualidade da pós-graduação stricto sensu.

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Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise do processo de exame de grau na pós-graduação stricto sensu . (2009). Educação E Pesquisa, 35(1), 33-50. https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100003