Governança e governamentalidade: relação e relevância de dois conceitos científico-sociais proeminentes na educação comparada

Autores

  • Karin Amos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000400003

Palavras-chave:

Governança, Governamentalidade, Política educacional, Foucault, Governança educacional

Resumo

Contrapondo-se ao retrospecto da existência de uma relação volátil entre o Estado e "seu" sistema educacional, este trabalho enfoca dois conceitos que podem ser empregados como ferramentas de análise para estudar as transformações em curso. O termo "governança" está mais relacionado a aspectos técnicos: tratam-se de instrumentos e modos, procedimentos e atores, além de suas constelações e formas de cooperação. Ele concentra a pesquisa em questões como: quem oferece serviços educacionais, qual é a relação entre ensino público e privado etc. Ele também é extremamente útil na investigação da relação entre os diversos níveis de análise e provou-se particularmente importante para a compreensão teórica adequada do papel das organizações internacionais na formulação de políticas educacionais. A sociologia e a ciência política são duas disciplinas cuja associação se mostra mais notável na elaboração do conceito sob diversas perspectivas. "Governamentalidade", por sua vez, apesar de compartilhar muitas características com governança, é um termo foucautiano dedicado à geração de subjetividades distintas por meio de técnicas e modos de regulação e conduta em sentido lato. Assim, governamentalidade inclui investigações do nexo tipicamente foucautiano conhecimento/poder. Consideramos ambas as perspectivas em conjunto para discutir suas implicações para a educação comparada.

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Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Governança e governamentalidade: relação e relevância de dois conceitos científico-sociais proeminentes na educação comparada . (2010). Educação E Pesquisa, 36(spe), 23-38. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000400003