Política pública educacional e sua dimensão internacional: abordagens teóricas

Autores

  • Marcelo Parreira do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000400004

Palavras-chave:

Política educacional, Organismos internacionais, Neoinstitucionalismo, Externalização, Teoria do regime internacional

Resumo

A dimensão internacional das políticas públicas de educação tem sido bastante discutida nos últimos anos. Este artigo argumenta que as atividades dos agentes internacionais no domínio das políticas da educação não podem ser compreendidas inteira e exclusivamente a partir da perspectiva nacional e, por isso, devem ser estudadas em um nível distinto de análise. Questionando como melhor conceituar teoricamente esse campo de estudo, o artigo apresenta três abordagens teóricas: neoinstitucionalismo/ isomorfia, externalização e teoria do regime internacional. O foco dessa contribuição está centrado na análise da política internacional da educação a partir do último conceito indicado.

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Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Política pública educacional e sua dimensão internacional: abordagens teóricas . (2010). Educação E Pesquisa, 36(spe), 39-54. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000400004