Levantamento de pesquisas sobre cultura escolar no Brasil

  • Adriane Knoblauch Universidade Federal do Paraná
  • Ana Lúcia Silva Ratto Universidade Federal do Paraná
  • Luciane Paiva Alves de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Valéria Milena Rohrich Ferreira Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Ensino fundamental, Cultura escolar, Teses e dissertações

Resumo

A presente pesquisa procurou examinar o modo como a noção de cultura escolar vem sendo apropriada pelas pesquisas que tomam a escola brasileira como objeto de estudo, especialmente no que se refere às investigações sobre o ensino fundamental. Para isso, realizou-se um levantamento da produção discente dos programas de pós-graduação stricto sensu entre os anos de 1987 e 2007, conforme registro do Banco de Teses da Capes. Por meio desse balanço, foram selecionados 361 resumos de dissertações e teses que faziam referência ao termo cultura escolar. Em seguida, procedeu-se à elaboração de um instrumento que permitiu o exame de variáveis que puderam expressar as características de tal produção. A análise desses vinte anos de produção indica uma tendência de aumento dos estudos sobre cultura escolar ao longo dos anos, bem como uma concentração dessas pesquisas no eixo Sul-Sudeste do país. Além disso, foi constatada dispersão na orientação das pesquisas, havendo algum esforço de concentração apenas em poucos programas ou em alguns orientadores. Outra constatação refere-se à alta representatividade dos estudos relativos ao ensino fundamental, sobretudo aqueles que tratam de formação de professores, organização escolar por meio de ciclos, gestão escolar, política educacional, currículo e metodologias de ensino. Por fim, é possível concluir que a noção de cultura escolar tem sido significativa para a compreensão do ensino fundamental.

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Publicado
2012-09-01
Como Citar
Knoblauch, A., Ratto, A., Oliveira, L., & Ferreira, V. (2012). Levantamento de pesquisas sobre cultura escolar no Brasil. Educação E Pesquisa, 38(3), 557-574. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000015
Seção
Artigos