Programa Escola Ativa, escolas multisseriadas do campo e educação matemática

Autores

  • Gelsa Knijnik Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Fernanda Wanderer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100014

Palavras-chave:

Programa Escola Ativa, Escolas multisseriadas do campo, Educação matemática, Governamentalidade

Resumo

O artigo discute o Programa Escola Ativa (PEA), uma política pública de âmbito federal endereçada às escolas multisseriadas do campo, enfocando a área da matemática. O referencial teórico do estudo consiste em uma perspectiva etnomatemática concebida na interlocução com ideias da obra de maturidade de Wittgenstein e de Foucault. Deste, a principal noção utilizada é a de governamentalidade. O material de pesquisa abrange os documentos disponibilizados pelo PEA e questionários respondidos por professores responsáveis pelos cursos de formação no Estado do Rio Grande do Sul. Sua análise mostrou que há um tensionamento entre as orientações pedagógicas oferecidas aos professores e as atividades propostas aos alunos na área da matemática, e que o programa conduz a conduta dos professores, dos alunos e, de modo mais amplo, da população camponesa. Ao regular essa população, ele funciona como um dispositivo de governamento que institui uma visão despolitizada e romântica do campo, trivializa a necessidade de teorização para informar os processos educativos e posiciona a forma de vida camponesa em um patamar inferior ao da forma de vida urbana. Isso se expressa, de modo específico, na educação matemática, sobretudo na geometria: estratégias são postas em ação pelo PEA de modo a reforçar esse processo hierarquizante que é, no limite, um processo (re)produtor de desigualdades. Assim, a população urbana e a do campo acabam por ser significadas não só como diferentes, mas como desiguais.

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Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Programa Escola Ativa, escolas multisseriadas do campo e educação matemática . (2013). Educação E Pesquisa, 39(1), 211-225. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100014