Sentidos de prática pedagógica na produção brasileira sobre formação inicial de professores de ciências (2000-2010)

Autores

  • Priscila Correia Fernandes Universidade Federal de São João del-Rei
  • Danusa Munford Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcia Serra Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022014061274

Resumo

No presente trabalho, pretendemos propor um quadro analítico para caracterizar os sentidos de prática construídos no campo de pesquisa da formação de professores, a partir da análise da produção sobre formação de professores de ciências no Brasil. Nossa investigação ancora-se na perspectiva de que o contexto da pesquisa científica sobre formação de professores constrói significados, os quais são reproduzidos e ressignificados nos cotidianos escolares, nos percursos formativos de professores de ciências e licenciandos, nas concepções de sucesso e fracasso da escola. Nosso trabalho, portanto, tem o potencial de contribuir para compreendermos como são estruturadas visões sobre o professor em formação e sobre sua prática. A partir dos modelos de ação propostos por Jürgen Habermas, desenvolvemos uma análise de como o objeto de estudo prática pedagógica é construído nos textos de artigos publicados em periódicos nacionaisQualis A de educação em ciências no período de 2000-2010. Os resultados de nossas análises indicam que há uma tendência a compreender a prática como ação estratégica direcionada ao mundo dos objetos escolares, seus métodos e seus materiais. A prática como ação comunicativa, a qual se direciona à escola como pertencente, simultaneamente, aos mundos objetivo, dramático e das normas, é sensivelmente presente nos devires da prática pedagógica.

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Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sentidos de prática pedagógica na produção brasileira sobre formação inicial de professores de ciências (2000-2010) . (2014). Educação E Pesquisa, 40(2), 415-434. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014061274