A pedagogia científica de Bachelard: uma reflexão a favor da qualidade da prática e da pesquisa docente
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000200010Palavras-chave:
Epistemologia, Metodologia, Pedagogia científica, Pesquisa, ensino e prática científicaResumo
O presente artigo foi desenvolvido tendo como eixo analítico a obra de Gaston Bachelard na construção do "novo espírito científico", tendo como referência suas contribuições epistemológicas traduzidas na pedagogia científica e análise do esgotamento do positivismo como referencial da pesquisa em Ciências Sociais. Apresenta a epistemologia histórica de Bachelard - considera que todo conhecimento é polêmico e que, nesse sentido, as construções passadas devem ceder lugar às novas construções. Propõe a noção de rupturas para indicar uma forma mais científica de produzir ciências, a noção de processo dialético na produção de conhecimento científico e a concepção de conhecimento como progresso contínuo de retificação. Busca relacionar a pedagogia científica à prática pedagógica e apresenta as possibilidades de transformação no campo da formação docente e da pesquisa, a partir de uma visão peculiar de epistemologia e de uma prática científica crítica e reflexiva. Uma pedagogia científica que deve ter como preocupação desenvolver ações formativas e estar inserida numa dupla perspectiva - a educação entendida como prática social e histórica. Tais reflexões encaminham para a articulação teoria-prática e para a compreensão da pesquisa como uma atividade criativa. Desse processo, deve resultar a compreensão do fazer científico, da prática interdisciplinar, da articulação teoria-prática e do aprendizado integrado pesquisa/ensino.Downloads
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Publicado
2008-08-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
A pedagogia científica de Bachelard: uma reflexão a favor da qualidade da prática e da pesquisa docente . (2008). Educação E Pesquisa, 34(2), 361-370. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000200010