O debate legislativo sobre a assistência psiquiátrica na primeira república
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v6i6p15-43Resumo
Este trabalho investiga os debates envolvidos no processo de negociação social e política que se fazem presentes durante a elaboração de documentos legislativos voltados para a área da assistência psiquiátrica no contexto brasileiro da Primeira República, considerando-se dois espaços sociais específicos e sua respectiva documentação: os Anais da Câmara dos Deputados, relativos aos anos de 1903 e 1926; e as atas da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal (SBNPML) referentes ao recorte temporal privilegiado (1910-1927). Como resultados da pesquisa, foi possível observar os modos específicos como os debates legislativos para a assistência psiquiátrica aparecem de modo diferenciado nos dois espaços analisados: a circulação e influência de médicos psiquiatras na dinâmica específica na produção de um registro legislativo no âmbito da Câmara dos Deputados; a existência de continuidades e descontinuidades entre os projetos de lei analisados; a presença constante nos debates de matérias relativas ao federalismo e à hierarquia dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na implementação de mudanças na Assistência a Alienados; nas atas da SBNPML e nas notícias dos Anais Brasileiros de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal observa-se a falta de controvérsias, apesar da presença do tema legislativo nesta sociedade científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.