Abdias do Nascimento e Paulo Freire: dizeres, saberes e experiências na África Ocidental (1975-1988)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v6i6p125-148Palavras-chave:
Intelectuais antirracistas, Colonialismo, RacismoResumo
Esta pesquisa é direcionada a tratar sobre as narrativas do colonialismo e racismo contemporâneos de uma perspectiva comparada e, a partir disso, será possível enxergar as experiências africanistas dos intelectuais antirracistas abordados neste projeto: Abdias do Nascimento e Paulo Freire, que trazem à tona discussões importantes sobre as questões raciais no decorrer do século XX. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de desvendar e entender as ações e as relações destes pensadores com os problemas da população negra e as suas respectivas lutas e, por conseguinte, visualizar ambos como sendo agentes sociais importantes para a construção de representações históricas sobre a condição do negro no continente africano e na diáspora, tendo assim um importante diálogo entre o Brasil e a África.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.