Um Brasil em movimento: a Marcha para o Oeste
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v6i6p337-345Resumo
A presente resenha se propõe a compreender a totalidade da obra 'O Estado Novo em Marcha para o Oeste' de Elizabeth Canecelli. O livro insere a autora no debate sobre a compreensão das estratégias políticas elaboradas pelo Estado no pós-1930. Nesse sentido, serão explorados temas relativos à busca de um caráter nacional, a figura de Getúlio Vargas e seu principal projeto político: a Campanha da Marcha para o Oeste. Com forte apelo ideológico nacionalista a Marcha é encarada como uma espécie de síntese do pensamento varguista. A obra, portanto, debate com a historiografia acadêmica das últimas décadas que consagrou o ditador como principal agente da modernização e como provedor da população brasileira. Assim sendo, a autora elucida como Getúlio Vargas deu novo significado para as fronteiras do Brasil a partir do conjunto do discuso e da ação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.