Tempo e Tempos no Mundo Bizantino do Século XIII: Análise dos Epítomes Éticos sobre a Instabilidade da Vida, de Teodoro II Láscaris
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v6i6p243-261Palavras-chave:
História Social do Tempo, Teodoro II Láscaris, Epítomes Éticos sobre a Instabilidade da Vida, Império de Niceia, tempo bizantinoResumo
O século XIII bizantino foi um período de grandes crises e transformações, tanto na esfera política quanto na esfera cultural. A tomada de Constantinopla pela Quarta Cruzada em 1204 e a subsequente fragmentação do império apresentou desafios materiais e cognitivos sem precedentes para o mundo grego bizantino, na medida em que sua unidade política se pulveriza e sua vida cultural, centrada em torno da capital, precisa se adaptar à nova realidade de fragilidade. Os Epítomes Éticos sobre a Instabilidade da Vida foram compostos nesse contexto por Teodoro II Láscaris, controverso imperador de Niceia de 1254 a 1258, que nos legou uma vasta produção intelectual na área de filosofia política. Os ensaios foram escritos no período de luto de Láscaris por sua falecida esposa, Elena da Bulgária. Neles, ele aborda diversas temáticas sobre a futilidade e efemeridade da existência humana, sempre sob o viés do tempo como agente corruptor e destruidor. Neste artigo, examinamos algumas das ricas noções de tempo presentes nos ensaios, desde a relação conturbada do autor com a morte até as severas implicações escatológicas da corrupção da glória imperial, apontada pelo autor, passando também por noções bizantinas de História, amor, profano, sagrado, espiritualidade e existência. Verificamos a significativa influência do pensamento parmenidiano e aristotélico na obra de Láscaris e, portanto, na intelligentsia nicena da época. Sua roda de letrados foi claramente influenciada pelo legado intelectual da Antiguidade clássica, presente sobretudo no mundo bizantino, mas também mantém uma moral e preocupações essencialmente cristãs.
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