Valentes Flecheiros: atuação das tropas indígenas na capitania de Pernambuco entre 1660-1700
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v8i8p110-137Palavras-chave:
Grupos ameríndios, Tropas indígenas, AldeamentosResumo
O final do século XVII foi marcante para a história das capitanias do norte da América portuguesa. Isso porque nesse período foi vivenciada a expansão das fronteiras oeste adentro, região mais ou menos desconhecida onde habitavam vários grupos ameríndios de diferentes culturas. Para tal, a administração portuguesa aproveitou bastante a mão de obra bélica indígena aldeada para alcançar seus objetivos, que dentre muitos se destacam a conquista da terra, da gente que nela vivia e também a instalação dos currais de gado. Desta maneira, o presente artigo tem como intensão analisar a atuação de tropas indígenas que saíam dos aldeamentos da capitania de Pernambuco entre 1660-1700, utilizando como fonte alguns relatos de cronistas e documentações encontradas na Coleção Documentos Históricos da Biblioteca Nacional e no Arquivo Histórico Ultramarino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Epígrafe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Ensaio) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.