O Nordeste de Dora e de Tonho: representações cinematográficas sobre o nordeste brasileiro nos filmes “Central do Brasil” e “Abril despedaçado”

Autores

  • Felipe Cardoso de Souza Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v9i1p249-267

Palavras-chave:

Cinema, Identidades, Nordeste, Representação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as representações construídas sobre o nordeste brasileiro nas obras cinematográficas Central do Brasil (1998) e Abril despedaçado (2001), dirigidos pelo cineasta Walter Salles. Metodologicamente, dialogamos com Hall (1998) para trabalharmos com o conceito de “identidade”; com Chartier (1990) e sua contribuição acerca do conceito de “representações”, considerando o cinema enquanto palco de representações; e com Ellsworth (2011) para trabalharmos com o conceito de “modos de endereçamento”, admitindo que o filme é um produto fabricado e pensado para um determinado público alvo e a partir de determinadas intencionalidades. Os resultados obtidos por meio de nossa análise apontam para reproduções e permanências de uma imagem estereotipada sobre o Nordeste. Portanto, buscamos a partir deste trabalho contribuir com uma narrativa que problematize a construção destes discursos estereotipados sobre esta região brasileira.

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Biografia do Autor

  • Felipe Cardoso de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduando em História pela Universidade Federal de Campina Grande – Campus I.

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Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Souza, F. C. de. (2020). O Nordeste de Dora e de Tonho: representações cinematográficas sobre o nordeste brasileiro nos filmes “Central do Brasil” e “Abril despedaçado”. Epígrafe, 9(1), 249-267. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v9i1p249-267