Implicações imperiais ligadas ao Codex Purpureus Rossanensis (Σ 042): apontamentos a partir de uma análise imagética
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v9i1p318-348Palavras-chave:
Iconografia Bizantina, Manuscritos neo-testamentários, Representações eucarísticasResumo
O Codex Purpureus Rossanensis (Σ 042) foi constantemente analisado a partir de um viés ocidental e moderno, o que afetou diretamente o sentido desse documento histórico. Assim, este artigo se propõe a entender a especificidade do pensamento figurativo e da composição textual bizantina a partir de problemáticas relativas ao seu possível contexto e espaço de produção. Concentramo-nos na análise de 3 fólios específicos, particularmente relevantes. Acreditamos que há uma dinâmica significativa e que se diferencia das outras figurações no que diz respeito à repetição de conteúdo. Concentramos nossa atenção nos temas eucarísticos que estão presentes em três fólios: A Última Ceia (fol. 3r); a distribuição do pão (fol. 3v) e a distribuição do vinho (fol. 4r). Discordamos, porém, da historiografia tradicional que discute o tema, na medida em que essa sequência de imagens ultrapassa aspectos religiosos e remete a implicações imperiais e rituais da corte bizantina.
Downloads
Referências
Rossano, Codex Σ 042, Museo Diocesano, s. n., séc. VI.
AGAMBEN, Giorgio. O Poder e a Glória. São Paulo: Boitempo, 2011.
AUERBACH, Erich. Figura. Trad. Duda Machado. São Paulo: Ática, 1997.
BASCHET, Jérôme; DITTMAR, Pierre Olivier (dir.). Les images dans l’Occident medieval. Turnhout: Brepols, 2015.
BATIFFOL, Pierre. L’Abbaye de Rossano: Contribution à l’histoire de la Vaticane. Paris: Alphonse Picard, 1891.
BEISSEL, Stephan. Vatikanische Miniaturen: Quellen zur Geschichte der Miniaturmalerei. Freiburg im Breisgau: Herder, 1891.
BELTING, Hans. An Image and Its Function in the Liturgy: The Man of Sorrows in Byzantium. Cambridge, MA, Dumbarton Oaks Papers, vol. 34/35, 1981.
BISCHOFF, Bernhard. Latin Palaeography: Antiquity and the Middle Ages. Translated by Dáibhi Ó Cróinín and David Ganz. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
BLOCH, Marc. A Realeza Sagrada nos Primeiros Séculos da Idade Média. In: Os Reis Taumaturgos: O Caráter Sobrenatural do Poder Régio na França e Inglaterra. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
BÖHMER, Johann F. Regesta Imperii II. Sächsisches Haus: 919-1024. Dritte Abteilung: Die Regesten des Kaiserreiches unter Otto III. Nach Johann Friedrich Böhmer neuarbeitet von Mathilde Uhlirz. Graz; Köln: Böhlau, 1956.
BOOKER, Courtney. The Codex Purpureus and its Role as an Imago Regis in Late Antiquity. In: DEROUX, Carl (ed.). Studies in Latin Literature and Roman History, Brussels: Latomus, 1997.
CAVALLO, Guglielmo. Codex Purpureus Rossanensis. Guide Illustrate. Roma: Salerno Editrice, 1992.
COUTROT, Aline. Religião e política. In: RÉMOND, René (org.). Por uma história política. Trad. Dora Rocha. 2° edição. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003, p. 331-363.
CRAWFORD, Matthew. Ammonius of Alexandria, Eusebius of Caesarea and the Origins of Gospels Scholarship. Cambridge, New Testament Studies, vol. 61, p. 1-29, 2015.
DINÇER, Pinar. Erken Bizans Dönemi Resimli Dini El Yazmaları. Istambul, Art-Sanat, vol. 12, 2019.
ELLIOTT, James K. A Bibliography of Greek New Testament Manuscripts. Third edition, Leiden: Brill, 2015.
FRANCO JR., Hilário. Modelo e imagem: o pensamento analógico medieval. Auxerre, Bulletin du centre d’études médiévales d’Auxerre (BUCEMA), hors-série n. 2, 2008.
VON GEBHARDT, Oscar. Die Evangelien des Matthaeus und des Marcus aus dem Codex purpureus rossanensis. Leipzig: J. C. Hinrichs, 1883.
GRABAR, Andre, Christian Iconography: A Study of its Origins. Princeton: Princeton University Press, 1968.
GRADMANN, E. Die Wandgemälde in Sant’Angelo in Formis und die byzantinische Frage. Stuttgart, Christliches Kunstblatt für Kirche, Schule und Haus, vol. 15, p. 81-96, 1896.
HASELOFF, Arthur. Codex purpureus rossanensis: Die Miniaturen der griechischen Evangelien-Handschrift in Rossano. Berlin: Griesecke & Devrient, 1898.
HIXSON, Elijah. Scribal Habits in Sixth-Century Greek Purple Codices. Leiden: Brill, 2019.
LEE, Hye Min; PÉREZ-SIMON, Maud. Relations texte/image. In: BASCHET, Jérôme; DITTMAR, Pierre Olivier (dir.). Les images dans l’Occident medieval. Turnhout: Brepols, 2015, p. 205-318.
LOERKE, William. The Rossano Gospels: The Miniatures. In: CAVALLO, Guglielmo (a cura di). Codex Purpureus Rossanensis: Commentarium, Roma: Salerno Editrice, 1987, p. 109-171.
MALPICA, Cesare. La Toscana, l’Umbria e la Magna Grecia. Napoli: Andrea Festa, 1846.
MANGO, Cyril. The Art of the Byzantine Empire, 312-1453: Sources and Documents. Toronto: University of Toronto Press, 1993.
MERCOGLIANO, Gennaro. L’imperatrice Teofano e il codex. Rossano: Ferrari Editore, 2016.
MUÑOZ, Antonio. Il codice purpureo di Rossano e il frammento sinopense. Roma: Danese editore, 1907.
PASTOREAU, Michel. La couleur. In: BASCHET, Jérôme; DITTMAR, Pierre Olivier (dir.). Les images dans l’Occident medieval. Turnhout: Brepols, 2015, p. 227-237.
RAPP, Claudia; KULZER, Andreas. (eds.). The Bible in Byzantium: Appropriation, Adaptation, Interpretation. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2019 (Reading Scripture in Judaism and Christianity 25).
STUHLFAUTH, Georg. Die Engel in der altchristlichen Kunst. Freiburg; Leipzig: Mohr Siebeck, 1897.
VOJVODIC, Dragan. On the Presentations of Proskynesis of the Byzantines Before Their Emperor. Ниш и Византија. Зборник радова, vol. 8, p. 259-270, 2010.
WARMIND, Morten. The cult of the Roman Emperor before and after Christianity. Åbo, Scripta Instituti Donneriani Aboensis, vol. 15, p. 211-220, 1993.
WEITZMANN, Kurt. Illustrations in Roll and Codex: A Study of the Origin and Method of Text Illustration. Princeton: Princeton University Press, 1947 (Studies in Manuscript Illumination 2).
WEITZMANN, Kurt. Late Antique and Early Christian Book Illumination. London: Chatto and Windus, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Epígrafe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Ensaio) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.