SOBRE A IMPORTÂNCIA DA TRANSMISSÃO PARENTAL DO DESEJO PARA A PSICANÁLISE A PARTIR DE UM CASO DE OBESIDADE INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p265-278Palavras-chave:
psicanálise, família, obesidade, corpo, transmissão parental.Resumo
Buscamos demonstrar a importância da transmissão parental do desejo na constituição psíquica da criança a partir de Freud e Lacan, apontando para o papel estruturante das funções materna e paterna como transmissores dos operadores simbólicos na regulação do gozo no laço social. Uma situação clínica envolvendo o fenômeno da obesidade infantil nos permite inferir os entraves experimentados por uma criança na subjetivação do seu corpo devido à precariedade simbólica dessas funções. Depreendemos, assim, como uma perturbação discursiva familiar pode repercutir para uma criança em uma significativa fragilização do processo de assunção da diferença sexual e sua inscrição na sucessão geracional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. O material deve ser acompanhado também de uma declaração de direito autoral do(s) autore(s) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, __________, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado __________, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.