Sonhar-se existindo: a produção onírica em um atendimento infantil como revelador para a compreensão clínica

Autores

  • Carolina Araújo Tavares Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Serra Zanetti Universidade de Londrina
  • Maíra Bonafé Sei Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Psicologia e Psicanálise

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p354-369

Palavras-chave:

Psicanálise, Entrevistas Iniciais, Sonho

Resumo

A relação terapeuta-paciente em psicanálise dá-se para além do setting analítico, incluindo a produção onírica, entre outros conteúdos. Este artigo relata a experiência formativa de uma terapeuta que, durante as entrevistas iniciais com a família de uma paciente infantil foi capaz de capturar a essência subjacente do que foi dito e converter esse conteúdo em material onírico. Esta elaboração serviu de esteio para a apropriação realizada pelos pais nas sessões seguintes. A partir dessa nova condição, o desenvolvimento saudável da criança tornou-se possível e desejado. Discute-se a importância do processo do sonhar como parte essencial da própria existência.

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Biografia do Autor

Carolina Araújo Tavares, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina

Sandra Aparecida Serra Zanetti, Universidade de Londrina

Psicóloga, Mestre, Doutora e Pós-doutora pela Universidade de São Paulo. Professora Doutora no Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Psicologia e Psicanálise

Psicológa, Mestre, Doutora e Pós-Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta no Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2017-10-10

Como Citar

Tavares, C. A., Zanetti, S. A. S., & Sei, M. B. (2017). Sonhar-se existindo: a produção onírica em um atendimento infantil como revelador para a compreensão clínica. Estilos Da Clinica, 22(2), 354-369. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p354-369

Edição

Seção

Artigos