Os objetivos do tratamento psicanalítico para Freud e para Winnicott
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p344-361Palavras-chave:
Freud, Winnicott, tratamento, sofrimento, continuidade de serResumo
Neste artigo pretende-se apresentar os aspectos gerais, teóricos e descritivos, dos objetivos do tratamento psicanalítico para Freud e para Winnicott, para, ao final, explicitar algumas continuidades e rupturas nas suas concepções sobre qual seria o objetivo do processo psicoterapêutico psicanalítico. Nesse sentido, procura mostrar que Freud pensa o objetivo do tratamento psicanalítico em termos de uma estabilidade do eu nas relações interpessoais, pressionadas pela vida instintual e pelos valores superegoicos (também referidos à sexualidade), enunciado tanto de forma metapsicológica quanto descritiva, tendo em vista a diminuição do sofrimento; e Winnicott, numa ampliação da proposta de Freud, aponta esse objetivo para além da vida instintual ou sexual (ainda que sem deixar de considerá-la), buscando a conquista de um lugar para ser e continuar sendo, sentir-se real e levando a própria vida, ainda que isto possa ser sofrido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. O material deve ser acompanhado também de uma declaração de direito autoral do(s) autore(s) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, __________, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado __________, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.