Linguagem, cognição e psiquismo: análise do brincar de dois bebês com histórico de sofrimento psíquico

Auteurs

  • Ana Paula Ramos de Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Antônia Motta Roth Jobim van Hoogstraten Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-1266-5072
  • Inaê Costa Rechia Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Fernanda Almeida Silva Univerisdade Federal de Santa Maria
  • Sabrina Felin Nunes Universidade Federal de Santa Maria
  • Tamires Dias dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p84-97

Mots-clés :

psicanálise, risco psíquico, autismo, desenvolvimento infantil, linguagem infantil

Résumé

Este artigo analisa a evolução linguística e cognitiva de dois bebês em sofrimento psíquico, um deles com risco para estruturação autista e outro não autista, e compara dois instrumentos de identificação do risco psíquico, os Indicadores Clínicos de Risco/Referência ao Desenvolvimento Infantil (IRDI) e o Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT). A análise do brincar evidenciou atraso de linguagem e cognitivo em ambos os casos, sendo esse atraso mais importante no caso de risco para autismo. O IRDI conseguiu diferenciar melhor a direção da estruturação psíquica do que o M-CHAT.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Ana Paula Ramos de Souza, Universidade Federal de Santa Maria

    Fonoaudióloga. Professora do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana e de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

  • Antônia Motta Roth Jobim van Hoogstraten, Universidade Federal de Santa Maria

    Psicóloga. Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

  • Inaê Costa Rechia, Universidade Federal de Santa Maria

    Fonoaudióloga. Professora na Área de Audiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. 

  • Maria Fernanda Almeida Silva, Univerisdade Federal de Santa Maria

    Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

  • Sabrina Felin Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

    Fisioterapeuta. Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

  • Tamires Dias dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

    Psicóloga. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Téléchargements

Publiée

2019-04-30

Comment citer

Souza, A. P. R. de, Hoogstraten, A. M. R. J. van, Rechia, I. C., Silva, M. F. A., Nunes, S. F., & Santos, T. D. dos. (2019). Linguagem, cognição e psiquismo: análise do brincar de dois bebês com histórico de sofrimento psíquico. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 24(1), 84-97. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p84-97