Para uma abordagem do desejo do professor: angústia e fantasma como vias de acesso

  • Perla Zelmanovich Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso)
Palavras-chave: desejo do professor, adolescente, fantasma, angústia, transferência

Resumo

A análise dos efeitos gerados em um dispositivo para a formação de professores nas escolas secundárias é apresentada em uma universidade pública. Argumenta-se de que modo isso facilita a sintomatização da angústia quando o fantasma em que se encontra o desejo do professor é desestabilizado, e o ato educativo se interrompe. É mostrada a maneira como cada professor pode colocar em seus próprios termos os desconfortos que emergem em sua prática cotidiana diante do inabordável do trabalho com adolescentes. Adverte-se sobre a potencialidade de velar o real com os conceitos (da psicanálise), com a escrita e a leitura particularizada, em um dispositivo que põe em funcionamento o enigmático de uma cena para o qual aquele que escreve não tem respostas. Mostra-se a possibilidade de encarnar desde a formação o semblante de “objeto a” via transferência, que se torna especialmente relevante ao acompanhar a produção e sustentação do vínculo educativo com os adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Perla Zelmanovich, Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso)

Professora Doutora da Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso), Buenos Aires, Argentina.

Publicado
2019-04-30
Como Citar
Zelmanovich, P. (2019). Para uma abordagem do desejo do professor: angústia e fantasma como vias de acesso. Estilos Da Clinica, 24(1), 32-40. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p32-40
Seção
Dossiê