Corpos estranhos ou não-corpos: reflexões sobre a participação do corpo no ensino não presencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p4-16

Palavras-chave:

Psicanálise, Educação, Corpo pulsional, Relação professor-aluno, Ensino remoto

Resumo

O presente artigo se propõe a tecer uma reflexão sobre a participação do corpo no ensino não presencial. Partindo da premissa que o corpo é pulsional, e que a relaçãoprofessor aluno se fará a partir das marcas desse encontro/desencontro entre corpos, interroga as possíveis incidências da não presença física no ensino remoto. Discutindo a sexualidade infantil como pano de fundo da relação adulto-criançae a alteridade que ela convoca, situa a estranheza como fator de potência e impotência no inédito trabalho não presencial que a pandemia impôs realizar.

 

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Biografia do Autor

Cristiana Carneiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação

Professora Associada Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Larissa Costa Beber Scherer, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Carneiro, C., & Scherer, L. C. B. (2021). Corpos estranhos ou não-corpos: reflexões sobre a participação do corpo no ensino não presencial. Estilos Da Clinica, 26(1), 4-16. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p4-16