Inclusão escolar e os paradoxos contemporâneos

uma visada psicanalítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p576-580

Palavras-chave:

psocanálise, educação, inclusão escolar

Resumo

Resenha do dossiê temático  Enjeux d’inclusion à l’école: regards psychanalytiques lançado na França em 2020, com organização de Ilaria Pirone, que aporta uma visada psicanalítica ao debate atual acerca da inclusão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rinaldo Voltolini, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), São Paulo, SP, Brasil

Paula Fontana Fonseca, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia

Psicanalista. Psicóloga no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professora no Mestrado em Educação da Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil.

Referências

Canguilhem, G. (2009). O normal e o patológico (6a. ed.). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária.

Foucault, M. (2010). Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo, SP: WMF Martins Fontes.

Gauchet, M. (2007). La démocratie d’une crise à l’autre. Nantes: Cécile Defaut.

Mannoni, M. (1988). Educação impossível. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves.

Pirone, I. & Ottavi (2020). Entretien avec Pierre Macherey: «La force des normes». Psychologie Clinique, 50(2), 7-14. https://doi.org/10.1051/psyc/202050007

Voltolini, R. (2005). A inclusão é não toda. In: F. A. G. Colli & M. C. Kupfer (Orgs.). Travessias (pp. 149-155). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Voltolini, R. (2015). Miséria ética na educação inclusiva: por uma inclusão política mais do que social. Educação, 38(2), 222-229. doi: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20048

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Voltolini, R., & Fonseca, P. F. (2020). Inclusão escolar e os paradoxos contemporâneos: uma visada psicanalítica. Estilos Da Clinica, 25(3), 576-580. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p576-580