Formação de professores sob o paradigma tecnocrático: implicações sobre a palavra professoral

Autores

  • Elaine Cristina Mourão Prefeitura de Barueri

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p410

Palavras-chave:

formação de professores, psicanálise e educação, implicação no professar

Resumo

A formação de professores é tomada como variável chave no enfrentamento das mazelas de nossa educação. Essa forma de tomar a questão é simplista por desconsiderar diversas variáveis que interferem na problemática, culpabiliza os professores ao mesmo tempo em que dá destaque para premissas técnico-didáticas. Por esta razão, tomamos as implicações do imperialismo racionalista e utilitarista na interpelação da palavra professoral que ressalta que há lógicas mais didáticas do que outras. Para tanto, elegemos como material de pesquisa as obras São deuses os professores? O segredo dos professores de sucesso de Patrícia Patrício (2005), Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência de Doug Lemov (2011), Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas de Celso Antunes (2013), os documentários Être et avoir (Ser e ter) de 2002, dirigido por Nicolas Philibert e Mon maître d’école de 2016, dirigido por Émilie Thérond e o filme Les grands esprits (O melhor professor da minha vida) de 2017, dirigido por Olivier Ayache-Vidal. A partir de reflexões psicanalíticas na educação, apontamos o intuito do discurso pedagógico hegemônico de tornar o professar psiquicamente “de graça” e que as condições de possibilidade da mestria passam pela implicação e engajamento no professar, já que o endereçamento da palavra educativa requer tomar distanciamento de modelos idealizados e universalizantes sobre a docência.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Formação de professores sob o paradigma tecnocrático: implicações sobre a palavra professoral . (2021). Estilos Da Clinica, 26(2), 410-410. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p410