Função do(a) educador(a) da Educação Infantil no processo de subjetivação dos bebês e crianças pequenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i1p68-80

Palavras-chave:

educação infantil, constituição psíquica, psicanálise, bebês, crianças pequenas

Resumo

Este estudo de revisão teve como objetivo apresentar uma discussão teórica acerca da participação do(a) educador(a) na subjetivação de bebês e crianças bem pequenas. Sustentado no referencial da psicanálise, o  estudo propõe discutir a importância que o(a) educador(a) assume no processo de subjetivação do bebê e da criança pequena. Apesar de pouco explorada na literatura, torna-se importante lançar luz sobre a função de cuidar e educar na educação infantil, considerando que é um trabalho que envolve o investimento e a aposta num pequeno sujeito em processo de subjetivação. Compreende-se, portanto, que este trabalho se diferencia da função parental, e, ao mesmo tempo, é inegável que o profissional da educação também seja uma figura de referência no processo de subjetivação do bebê e da criança pequena no espaço da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

  • Amanda Schöffel Sehn, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Psicóloga. Professora do Curso de Psicologia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí, RS, Brasil. 

     

  • Rita de Cassia Sobreira Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia

    Psicóloga. Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2022-04-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Função do(a) educador(a) da Educação Infantil no processo de subjetivação dos bebês e crianças pequenas. (2022). Estilos Da Clinica, 27(1), 68-80. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i1p68-80