“Cada um é um”: constituição de saberes em uma experiência de formação na perspectiva inclusiva

Autores

  • Felícia Maria Pereira dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mônica Maria Farid Rahme Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação http://orcid.org/0000-0003-2123-2989

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i2p297-311

Palavras-chave:

formação inicial, educação especial, mediador escolar, psicanálise

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa que investigou uma experiência de formação inicial na qual licenciandos de diferentes cursos de Graduação atuavam como mediadores de estudantes com deficiência em uma escola comum. A partir do conceito psicanalítico de saber, buscou-se compreender como se dá a mobilização de saberes pelos mediadores e quais efeitos emergiram para a sua formação profissional como professores. Por meio de rodas de conversa e entrevistas individuais, os depoimentos dos participantes apontaram saberes em construção no percurso de cada mediador, o que os possibilitava encontrar saídas para os impasses presentes na relação com o outro no contexto escolar. Os mediadores reconheceram a importância dessa vivência para a formação, elencaram aproximações e paradoxos na articulação teoria-prática, além de expressarem suas próprias elaborações acerca desta experiência.

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Biografia do Autor

  • Felícia Maria Pereira dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Psicóloga da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

  • Mônica Maria Farid Rahme, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação

    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Cada um é um”: constituição de saberes em uma experiência de formação na perspectiva inclusiva . (2022). Estilos Da Clinica, 27(2), 297-311. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i2p297-311