O amor pedagógico e o romance escolar: outras reflexões sobre a psicologia do colegial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i1p1-12

Palavras-chave:

psicanálise, educação, juventude, amor pedagógico, romance escolar

Resumo

O presente artigo aborda a questão da educação de jovens frente aos impasses relativos à transmissão no encontro entre gerações. Apontamos a necessidade de considerarmos a relação transferencial que se estebelece entre professores e alunoscomo vetor necessário para a construção de uma certa relação com o saber, somente possível pelo amor que o professor dirige ao conhecimento e aos próprios alunos – o amor pedagógico. Seguindo nessa mesma direção, propomos aconstrução de um Romance Escolar como saída possível frente ao fracasso do projeto educacional contemporâneo,uma vez que possiblita ao jovem uma construção ficcional de si e do mundo, permitindo-lhe conferir novos sentidos à vida, ao saber e à própria experiência escolar, na esteira do que lhe foi deixado como legado pela tradição transmitida pelas gerações que o precederam.

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Biografia do Autor

  • Lorenna Pinheiro Rocha, Universidade de Fortaleza

    Doutora em Psicologia, Docente no curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), Fortaleza, CE, Brasil.

  • Patrícia Lavinas Santos, Universidade de Fortaleza

    Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Fortaleza, CE, Brasil.

  • Maria Celina Peixoto Lima, Universidade de Fortaleza

    Doutora em Psicologia pela Université Paris 13, Docente da Universidade de Fortaleza (Unifor), Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado

2023-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O amor pedagógico e o romance escolar: outras reflexões sobre a psicologia do colegial: . (2023). Estilos Da Clinica, 28(1), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i1p1-12