Inclusão social de adolescentes em situação de pobreza em um Instituto Federal: uma perspectiva psicanalítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i3p292-310

Palavras-chave:

inclusão educacional, pobreza, laço social, discursos, psicanálise

Resumo

A inclusão de estudantes em situação de pobreza nas instituições de ensino é uma necessidade diante das trajetórias marcadas pelo fracasso escolar. Partimos da aposta de que uma maior atenção aos laços sociais no interior das escolas é um dos elementos-chave para uma efetiva inclusão social/educacional. Esta pesquisa buscou demonstrar os processos de exclusão/inclusão de adolescentes em situação de pobreza em um Instituto Federal por meio do estudo de casos múltiplos. Os dados foram analisados mediante a leitura dirigida pela escuta e pela transferência, na perspectiva da teoria freudo-lacaniana. Os resultados apontaram que a inclusão social/educacional, quando atravessada pelo discurso do capitalista, é dificultada devido ao caráter segregador desse discurso, ao passo que a sustentação do discurso do analista no ambiente educacional favorece a inclusão social e educacional.

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Biografia do Autor

  • Luísa Meirelles de Souza, Instituto Federal de Brasília

    Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), psicóloga do Instituto Federal de Brasília, Brasília, DF, Brasil. 

  • Viviane Neves Legnani, Universidade de Brasília

    Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), psicanalista, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB (PPGE/UnB), Brasília, DF, Brasil.

  • Sandra Francesca Conte de Almeida, Centro Universitário de Brasília

    Doutora em Ciências da Educação (Psicologia) pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne, professora aposentada da Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. 

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Publicado

2023-12-28

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Artigos

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Inclusão social de adolescentes em situação de pobreza em um Instituto Federal: uma perspectiva psicanalítica. (2023). Estilos Da Clinica, 28(3), 292-310. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i3p292-310