Formação de professores da educação infantil: orientações quanto ao aspecto psíquico do desenvolvimento de bebês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i2p276-291

Palavras-chave:

formação, constituição psíquica, creche

Resumo

O estudo buscou realizar uma articulação entre os campos da Saúde Coletiva, a Educação e a Psicanálise, com a finalidade de construir uma prática comprometida com o cuidado de crianças, que se encontram em creches, bem como enfatizando os aspectos da constituição psíquica. Objetivou-se verificar os efeitos de uma intervenção baseada na Metodologia Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil – IRDI e na ação educativa de professores de uma creche. O estudo consistiu em uma pesquisa-ação através de narrativas de vida escritas e encontros de formação com os professores. Por intermédio das narrativas, bem como dos diálogos estabelecidos nos encontros de formação, foram observados atravessadores envolvidos nas relações entre o cuidar e o educar no contexto da creche. Por fim, assinalou-se ainda a importante contribuição de processos formativos como amparo ao fazer prático dos docentes.

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Biografia do Autor

Sulyanne da Silva Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Gestão da Clínica pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Centro Universitário Católica de Quixadá, Quixadá, CE, Brasil.

Tais Bleicher, Universidade Federal de São Carlos

Professora da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de pós-graduação em Gestão da Clínica, São Carlos, SP, Brasil.

Sâmara Gurgel Aguiar, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2023-08-20

Como Citar

Ferreira, S. da S., Bleicher, T., & Aguiar, S. G. . (2023). Formação de professores da educação infantil: orientações quanto ao aspecto psíquico do desenvolvimento de bebês. Estilos Da Clinica, 28(2), 276-291. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i2p276-291

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Artigos