Atualidade da clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação: pesquisas e práticas

Autores

  • Jean-Luc de Saint-Just
  • M. Stella Machado

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p60-67

Palavras-chave:

Grupos, Psicanálise, Educaçao especializada

Resumo

O presente artigo constitui uma reflexão em torno de um trabalho com grupos de análise de práticas realizados com estudantes de educação especializada, e busca analisar os efeitos psíquicos e sociais desses grupos sobre os estudantes, bem como interrogar sobre o saber que daí pode emergir para cada sujeito. Constatou-se que, nesse trabalho, os es tudantes demonstravam, em inúmeras ocasiões, uma dificuldade de elaborar um saber profissional quanto à sua prática educativa a partir dessas sessões de trabalho. Concluiu-se que tais dificuldades podiam advir de processos relacionados com uma dimensão sadomasoquista da postura dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2005-06-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Atualidade da clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação: pesquisas e práticas. (2005). Estilos Da Clinica, 10(18), 60-67. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p60-67