Em defesa de um clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação

Autores

  • Claudine Blanchard-Laville Universidade de Paris 10, Nanterre
  • Viviane Veras Universidade de Paris 10, Nanterre

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p208-223

Palavras-chave:

Relação com o saber, Acompanhamento clínico, Transmissão

Resumo

Trata-se de um percurso transdisciplinar de uma professora universitária que se inicia como professora de matemáticas, mas que há anos dedica-se à orientação de pesquisadores no campo das ciências da educação a partir da psicanálise. O percurso é marcado pela descoberta da psicanálise na elaboração da própria relação com o saber. O texto apresenta os remanejamentos epistemológicos implicados no trabalho de pesquisa. Em particular são desenvolvidos dois eixos: o lugar singular que ocupa a clínica psicanalítica no campo da pesquisa em educação frente à psicologia de um lado, e as questões relativas à produção e validação da investigação assim orientada, desenvolvida pela autora e pelos pesquisadores sob sua orientação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-06-01

Como Citar

Em defesa de um clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação. (2007). Estilos Da Clinica, 12(22), 208-223. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p208-223