Escrever nas coisas: a utopia contemporânea na linguagem dos adolescentes

Autores

  • Fernanda Costa-Moura Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Psicologia
  • Anna Carolina Lo Bianco Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p92-111

Palavras-chave:

psicanalise, adolescentes, linguagem, ciencia, contemporaneidade

Resumo

O artigo aborda a praticados adolescentes nas pichacoes de rua. Baseia-se nas analises de W. Benjamin sobre as transformacoes do discurso que ordenam nosso funcionamento social para discutir os efeitos subjetivos destas transformacoes. Situa uma discursividade propria destes escritos, referida a subversao do funcionamento ordinario da linguagem que promovem. Alem disso, argumenta que, se a ciencia depura a linguagem ate o ponto do algoritmo, esvaziando sua potencia expressiva, os jovens de hoje retomam a forca o poder criador da linguagem, ostentando nos muros da cidade a incomensurabilidade entre o que se mostra como palavra e o que se pode ler.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Dossiê: A Adolescência entre a Psicanálise e a Educação

Como Citar

Escrever nas coisas: a utopia contemporânea na linguagem dos adolescentes. (2009). Estilos Da Clinica, 14(27), 92-111. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p92-111