Desejo e aprendizagem na criança: o conhecimento como uma significação fálica possível

Autores

  • Sàndra Francesca Conte de Almeida Universidade de Brasília; Instituto de Psicologia; Laboratório de Psicogênese

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v3i5p84-93

Palavras-chave:

Desejo, aprendizagem, Psicanálise

Resumo

Tal como no Complexo de Édipo, vivenciado no núcleo da estrutura de parentesco, a relação que caracteriza a aquisição do conhecimento, pela criança, na aprendizagem escolar, pode ser interpretada desde as suas funções imaginária (a relação transferencial especular educador/aluno), simbólica (o objeto de conhecimento enquanto conhecimento do Outro, inserido na linguagem e na cultura) e real (a ausência de garantias que marca o "impossível" da educação tanto quanto a impossibilidade radical de satisfação do desejo - furo do real no corpo pulsional). A autora postula a tese de que a aquisição do conhecimento, sustentada pelo desejo de saber, torna-se uma das significações fálicas possíveis, inscrita na ordem simbólica, dependendo da posição subjetiva da criança diante do desejo do Outro, representado, imaginária e simbolicamente, pela figura do professor.

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Publicado

1998-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Almeida, S. F. C. de. (1998). Desejo e aprendizagem na criança: o conhecimento como uma significação fálica possível. Estilos Da Clinica, 3(5), 84-93. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v3i5p84-93